domingo, 28 de março de 2010

Passarela sustentável em SP

Olá a todos,



Gostaria de mostrar essa iniciativa que foi a construção dessa passarela aqui em SP, passo por ali quase todos os dias e é muito bom ver iniciativas como essa.


Ta certo que por ser novo um projeto como esse, sempre aparecem alguns contratempos como o piso que está sempre se destruindo, mais isso serve como experiência para ir sempre aperfeiçoando esses projetos.


Hoje o que vemos no Brasil e termos de sustentabilidade são pessoas sérias, que tem consciência da profundidade e necessidade da questão e que buscam colocar em prática todas as ações possíveis para reverter esse problema e também existem pessoas e grupos que estão levando a palavra “sustentabilidade somente para ganhar dinheiro com o falso marketing verde e propaganda enganosa.


Aqui em São Paulo foi criada a primeira passarela sustentável, iniciativas como essa do governo que acontecem uma vez ou outra , deveriam ocorrer diariamente e nosso governo tem que dar o exemplo, todas as obras publicas deveriam ser sustentáveis. Não falo como uma utopia urbana, mas hoje, muitas cidades do Mundo inteiro, qualquer obra publica ou privada, devem conter iniciativas sustentáveis, isso significa progresso.

Mas não adianta partimos em pequenas iniciativas isoladas para mudar a paisagem urbana, a Alemanha, por exemplo, cede incentivos fiscais e auxilia a população que queira tomar medidas sustentáveis para mudar o partido urbano de suas cidades.


Quando será que a política brasileira irá acordar para a realidade, quando os outros já tiverem feito, e assim copiamos tudo?

PASSARELA VERDE



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma parceria do Unibanco com a Subprefeitura de Pinheiros deu à cidade a primeira "passarela verde".



O projeto é de Marcelo Todescan e Frank Siciliano , da Todescan Siciliano Arquitetura e está embasado em conceitos de sustentabilidade e de educação ambiental em toda a àrea, que tem trânsito diário de 5 mil pessoas.
As obras foram executadas pela Fakiani Construções e tiveram um investimento de R$ 1,3 milhão.


Dentre os diferenciais sustentáveis estão o telhado verde com grama que retém as impurezas do ar e reduz o calor urbano; piso de borracha reciclada para portadores de necessidades especiais e dois elevadores que garantirão acesso às pessoas com mobilidade reduzida. As laterais dos elevadores serão construídas com ecoplacas fabricadas a partir da reciclagem de aparas de tubos de creme dental.






















A previsão de entrega da área revitalizada foi para outubro de 2008.Para Marcelo Todescan , da Todescan Siciliano Arquitetura, um dos objetivos do projeto foi trazer vida a um local importante da cidade. "Assim como ocorre hoje em outras grandes cidades ao redor do mundo, hoje temos a necessidade de revitalizar áreas como esta. A maioria das pessoas ainda não viu a aplicação na prática dos conceitos que estão sendo implantados neste local e poderão entender mais de sustentabilidade a partir deste exemplo".


















Ficha Técnica:
Obra : Passarela Eusébio Matoso
Extensão: 95 metros
Projeto: Todescan Siciliano Arquitetura
Execução: Fakiani Construções






A obra, com 95 metros de extensão, usou madeira plástica nos painéis laterais; piso de borracha reciclada que retira pneus dos aterros sanitários - e telhado verde, que propicia conforto térmico, diminui ilhas de calor nos centros urbanos, além de reter e filtrar a água de chuva.























A estrutura de parte do telhado é de bambu e a área sob a passarela, que era apenas cimentada, virou uma praça, com um projeto paisagístico que privilegiou as árvores nativas já adaptadas à cidade.

Outra preocupação da Todescan Sicialiano Arquitetura foi aumentar as possibilidades de absorção da água de chuva, já que a impermeabilidade do solo é uma das principais causas de enchentes. Por isso, o piso escolhido para a praça é drenante. E os bancos foram feitos a partir das sobras de madeira plástica dos painéis.




















Para permitir a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, praça e a passarela são ligadas por elevadores, cuja caixa foi feita de aparas de tubo de creme dental.




















Muito bom, parabéns pela iniciativa de todos e que sirva de exemplo para muitas outras obras desse tipo aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário