domingo, 14 de março de 2010

Sete Estratégias para Edifícios Verdes

Peter Busby, 10 fev 2010 - http://www.forbes.com/




Aumento de tempestades, inundações violentas, oscilações das temperaturas globais, custos instáveis de energia e escassez de água global. Todas estas ameaças sabotam, destroem ou levam a falência muitas empresas ao redor do mundo. No ambiente de hoje os negócios não podem mais esperar os governos ajudarem a moldar soluções para lidar com as mudanças climáticas.


Não importa o tamanho da empresa, os líderes empresariais devem considerar o ambiente de trabalho. Aplicar alguns princípios da sustentabilidade pode levar a economias consideravéis que também melhoram o desempenho de uma empresa do ponto de vista ambiental e social. A seguir estão sete estratégias para ajudar as empresas a fazer a diferença:






1) Consolidar Espaço de Escritório


Em meio a incerteza econômica, muitas empresas estão diminuindo, consolidando espaço de escritório e de produção ou olhando para novas instalações que podem proporcionar economias operacionais e de manutenção no longo prazo. Isso proporciona a oportunidade ideal para integrar elementos de design sustentável e pode levar a saúde ambiental e redução de custos. Os custos de energia para a renovação das instalações existentes ou novas construções podem facilmente ser reduzidos em 50% dos níveis anteriores.






2) Defina Metas de Desempenho de Edifícios Verdes


Definir metas iniciais de desempenho de edifícios verdes para um projeto novo ou de renovação pode ajudar uma empresa a acompanhar e comparar o seu desempenho. O U.S. Green Building Councils LEED® Green Building Rating System e o International Living Building Institutes Living Building Challenge são dois instrumentos comumente aceitos disponíveis para as empresas para avaliar o desempenho do seu edifício e espaço interior.






3) Reduzir Equipamentos e Carregar Requisitos


Na concepção de um novo espaço ou a renovação de um espaço já existente, primeiro considere soluções para reduzir equipamentos e energia. Excesso de vidro na construção pode levar ao desconforto no calor do verão e pode elevar os custos com ar condicionado. Melhorar a qualidade da envoltória do edifício - o espaço entre as paredes exteriores e interiores - com isolamento. Empregar estratégias simples de desenho, que incluem o uso de iluminação e ventilação natural, persianas exteriores para minimizar a necessidade de ar-condicionado. Juntos estes podem reduzir uso de energia em 10% - 20%.






4) Conservar Energia

Olhe para as medidas de conservação de energia. Implantação de iluminação de alta eficiência prontamente disponíveis, tais como LEDs e lâmpadas fluorescentes compactas que proporcionam um retorno de três anos. Usar vários níveis de iluminação, em vez de um interruptor on-off, pode reduzir o consumo. Sensores de luz podem diminuir as cargas de iluminação durante o dia quando a luz natural está disponível. Mudar para estes tipos de projetos de iluminação eficiente, pode resultar em 10% - 15% na econimia de energia.






5) Projetar Ambientes de Trabalho Confortáveis


Iluminação natural e conforto humano são as duas principais preocupações dos trabalhadores com relação a seus ambientes de trabalho. O desafio é equilibrar o desejo de vistas externas e luz natural (que pode aumentar a produtividade), evitando o calor excessivo do sol. Entre 50% e 90% dos custos operacionais de uma empresa são com os salários de funcionários, então desenvolver um ambiente de trabalho agradável e confortável é importante. Ele pode auxiliar na redução do absenteísmo, aumentar o moral dos funcionários, e atrair e reter funcionários.






6) Considere Energias Renováveis




De uma perspectiva de concepção, a estratégia de energia mais cara é a de utilização de tecnologias de energias renováveis como a água quente solar, painéis solares para produção de eletricidade ou de energia eólica. No entanto, em muitas cidades e estados, os subsídios e incentivos estão disponíveis para melhorar os retornos de investimentos e reduzir os custos de capital. Sistemas de energias renováveis têm a vantagem de garantir um certo grau de auto-suficiência em casos cada vez mais prováveis de falhas de energia, devido aos eventos de mudanças climáticas.






7) Estratégias Complementares


Oportunidades de inovação e reduções de gases do efeito estufa não terminam com design. Os líderes empresariais precisam examinar cada aspecto de suas operações. Por exemplo:


- Instalação de um sistema no edifício para garantir o funcionamento de forma adequada e eficiente pode levar a 10% de economia no consumo de energia.


- Investir em sistemas de transportes com eficiência energética, equipamentos e combustíveis alternativos. (Isto seria feito a nível municipal ou regional, é claro.)


- Examine os padrões de energia eficiente na infra-estrutura de TI e mude para equipamentos com o selo Energy Star.


- Estabelecer programas de reciclagem e compostagem do seu negócio.


- Monitore as milhas viajadas por aviões e veículos, e se comprometa com um programa para compensar emissões de carbono com a compra de créditos de carbono.


Muitas dessas estratégias podem ser aplicadas a qualquer escala de projeto ou na operação de qualquer negócio. O que é necessário é uma forte liderança e compromisso da gestão de nível superior e dos empregados em todos os níveis. A experiência provavelmente irá construir um senso de equipe dentro da sua empresa e impulsionar o futuro sucesso de seu negócio em um clima de mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário