quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Download livro "Guia de Boas Práticas para a Extração da Seiva de Jatobá (Hymenaea courbaril L.)"




O jatobá é da família das leguminosas. São árvores grandes, com 5 a 40 metros de altura, dependendo da espécie. O gênero Hymenaea possui 14 espécies, 13 das quais se encontram distribuídas pela América Central, América do Sul e Índias Ocidentais. A outra espécie ocorre no Leste da África. No Brasil, a mais alta é o jatobá amazônico (H. courbaril) que ocorre em toda região amazônica e no Nordeste. Há outra espécie amazônica (H. parvifolia), de distribuição restrita ao baixo Amazonas. O menor jatobá é o do Cerrado (H. stigonocarpa). Já o jatobá-do-mato (H. stilbocarpa) ocorre em todo o Brasil Central, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E existem ainda mais duas espécies na Mata Atlântica: H. altissima, que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo, e H. rubriflora, na Bahia e Espírito Santo.

A resina (seiva) de jatobá, um líquido amarelado também chamado de 'vinho', é extraída do tronco da árvore e utilizada como energético, para combater câncer de próstata e anemia. Mas sua fama está nas propriedades afrodisíacas, que lhe renderam o apelido de 'viagra' da Amazônia, segundo Kelceane Souza Azevedo, coordenador de uma pesquisa sobre manejo do jabotá, na Universidade Federal do Acre (UFAC). 

O jatobá, Hymenaea spp da família das Leguminosae (Caesalpinoideae) é um fruto bastante utilizado pela população que habita os cerrados brasileiros. Existem dois tipos de jatobazeiros, o do campo e o da mata. Ambos produzem frutos comestíveis muito semelhantes.
O jatobá-da-mata é uma das maiores árvores do cerrado. Sua madeira é de lei e de seu tronco extrai-se uma seiva medicinal para doenças respiratórias.
O fruto do jatobá é uma vagem cuja polpa, farinácea, tem um sabor muito marcante, doce e característico.\r\n
Do jatobá, é utilizado para alimentação a polpa farinácea na confecção de bolos, biscoitos, pães, misturada à farinha de trigo. Também pode ser consumida ao natural ou sob forma de mingau. Para se obter a farinha, raspam-se as sementes com uma faca através de uma operação bastante lenta. A frutificação ocorre de julho a novembro e é possível armazenar a farinha em sacos plásticos em ambiente refrigerado.
A farinha de jatobá é um alimento excepcionalmente rico em cálcio e fibras.






Alechandre, Andréa. Guia de boas práticas para a extração de seiva de jatobá (Hymenaea courbaril L.) / Andréa Alechandre et al. - Rio Branco: IPAM/USAID, 2011. 35 p. : il.
  • Formato: 
  • Tamanho: 6.27 MB


  • Link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário