quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A sustentabilidade na construção civil.

O empreendimento mais do que simplesmente favorável à natureza, tem que estar enquadrado no conceito de sustentabilidade, é preciso que ele esteja enquadrado em alguns parâmetros básicos.

São eles: Ser ecologicamente correto; ser economicamente viável; ser socialmente justo e ser culturalmente aceito.

Assim empreendimentos que se baseiem nessas premissas e que estejam enquadrados no conceito de sustentabilidade devem ser capazes de impactar positivamente os grupos humanos por ele afetados; imediatamente e no futuro. Através da interligação entre esses empreendimentos e a qualidade de vida das pessoas afetadas por eles, podem ser observadas através do uso racional dos recursos ambientais e como tratar todos resíduos de correntes da implantação do referido empreendimento sustentável.

Os setores de edificações residenciais e comerciais consomem 43% de energia elétrica no Brasil.
Em pesquisa de campo, 20% a 30% da energia consumida seriam suficientes para o funcionamento da edificação; 30% a 50% da energia consumida são desperdiçados por falta de controles adequados da instalação, por falta de manutenção e também por mau uso; 25% a 45% da energias são consumidos indevidamente por má orientação da edificação e por desenho inadequado de suas fachadas e ainda um mesmo projeto de edificação em locais diferentes, pode provocar aumento de até 80% da demanda de energia elétrica.

É interessante notar esses dados referentes ao mal uso da energia, porque além de atentarmos para um projeto que minimize o consume de energia também devemos reavaliar as formas de uso da mesma.

Acompanhe o nosso Blog com as dicas sobre sustentabilidade na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário