terça-feira, 24 de maio de 2016

Novo painel solar transparente

E cada vez mais tecnologia vem surgindo para as diversas possibilidades de geração de energia limpa em conexão com a natureza.


Poderemos aplicar esse painel solar transparente nas janelas dos edifícios gerando uma grande área de captação de energia sem modificar a estrutura visual do empreendimento.

Os painéis tradicionais captam a luz infravermelha pelas tiras fotovoltaicas sobre a placa. Mas a luz captada pelas bactérias é invisível a olho nu, e por isso os painéis ficam transparentes.
Tentativas anteriores de criar painéis solares translúcidos resultaram em produtos que mais parecia vitrais ou vidros fumê, pois necessitavam de sistemas fotovoltaicos embutidos.
Os novos painéis poderiam ser usados em janelas, por exemplo, tornando-se invisíveis sem interferir na decoração ou projeto arquitetônico.
A tecnologia é capaz de converter cerca de 1% da luz que passa através deles em energia, mas seus criadores pretendem aumentar esse número até 5%. O painel mais eficiente do mundo tem aproveitamento de 40%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário