quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Boas idéias - Na decoração menos aço e opções mais naturais.




Em reconhecimento da versatilidade do bambu, a ilha de Bali na Indonésia, o tornou um emblema da construção sustentável, substituindo edifícios de concreto e aço com alternativas mais verdes.
Um escola inteira, um condomínio de luxo e até uma fábrica de chocolate são as últimas estruturas a se erguerem a partir de esqueletos de bambu. A fábrica, que abriu no ano passado e produz chocolate em pó e manteiga de cacau orgânicos, foi erguida no vilarejo de Sibang Kaja, entre  a capital da ilha, Denpasar, e as florestas de Ubud. Com 2.550 metros quadrados, é provavelmente o maior edifício de bambú do mundo.
“O bambu é imbatível como material de construção sustentável. O que ele pode fazer é impressionante,” diz Ben Ripple, co-fundador da Big Tree Farms, a fábrica de chocolate. “Cresce muito mais rápido que madeira e não destrói a terra na qual cresce. Nossa fábrica pode ser desmontada e mudada de local em dias, e se um dia decidirmos fechá-la, não estaremos prejudicando os campos de arroz no entorno.”
Projetos ambiciosos de bambu como os dele são construídos em Bali em sua maior parte por estrangeiros com consciência ecológica. O exemplo faz todo sentido. Estudos mostram que a construção é um dos setores menos sustentáveis no mundo, engolindo quase metade dos recursos não renováveis do planeta. Mas a construção sustentável lentamente finca suas raízes.
Na escola de Sibang, 240 alunos, a maior parte deles filhos de expatriados, aprendem em salas semi-abertas com mobiliário de bambu. Ela abriu em 2008 e serviu como inspiração de outros dois projetos. Tem 25 construcões, o principal deles uma estrutura inclinada com 2.500 varas. “Em Hong Kong e na China, estão fazendo novos arranha-céus de concreto e vidro usando andaimes de bambu. Mas aqui, os trabalhadores usam andaimes de aço para fazer prédios de bambú. Isto sempre me pareceu engracado,” diz o diretor da escola, Ben Macrory, que veio de Nova York.  “Na maior parte da Ásia, o bambu é visto como a madeira dos pobres.” Isso não acontece com as casas elegantes de bambú de Sibang, que valem entre U$ 350.000 e U$ 700.000 cada.
Uma das razões de o bambu ser tão ecoamigável é a velocidade com que cresce, de acordo com Terry Sunderland, cientista do Centro Internacional de Pesquisa Florestal na Indonésia. “Na China, o eucalipto pode crescer de três a quatro metros por ano, o que é impressionante para madeira. Mas o bambu de qualidade para construção pode crescer entre 6 e 10 metros no mesmo tempo,”



Nenhum comentário:

Postar um comentário