quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O que torna pessoas focadas em uma vida mais verde ?


Cientistas começam a buscar respostas em comportamentos

Entender o que faz algumas pessoas escolherem um modo de vida sustentável, enquanto outras não se preocupam nada com as consequências ambientais de suas ações, interessa tanto a profissionais de marketing quanto a elaboradores de políticas.
Se eles puderem entender porque algumas pessoas se tornam “verdes,” podem desenvolver melhores políticas ou criar produtos que envolvam um número maior de pessoas.
Agora, cientistas deram o primeiro passo para entrar na mente dos consumidores e identificar quais traços de personalidade estão associados a um comportamento sustentável.
Um pesquisador, Rune Ellemose Gulev, da Universidade de Ciências Aplicadas de Kiel, na Alemanha, descobriu que países nos quais a população se preocupa com alta coesão social ou que têm tolerância e respeito também tem melhor desempenho com relação a sustentabilidade social e ambiental. Pessoas que dão valor à responsabilidade social entre líderes empresariais e as sociedades em que elas confiam mais umas nas outras têm mais probabilidade de serem mais focadas em sustentabilidade.
Por outro lado, alguns traços ligados à sustentabilidade são menos óbvios. Hábitos e práticas sustentáveis, por exemplo, apareceram ligados a países nos quais altos salários são importantes para as pessoas. E populações consideradas “altruístas” ou focadas na igualdade não têm a mesma probabilidade de praticar comportamentos sustentáveis.
Segundo Gulev, os resultados mostram que o comportamento sustentável pode ser previsto e facilitado pela compreensão das atitudes das pessoas e como elas se relacionam a suas decisões na vida real.
“Observados de maneira holística, os resultados fornecem uma indicação clara de que algumas atitudes e valores na sociedade facilitam o comportamento sustentável e que estas atitudes e valores podem ser incentivados para criar práticas comportamentais mais amplas, ” disse Golev ao Yahoo.”"Espera-se que os resultados ensejem um debate e mais motivação para pesquisas como esta.”

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário