Cientistas começam a buscar
respostas em comportamentos
Entender o que faz algumas pessoas escolherem um modo de vida
sustentável, enquanto outras não se preocupam nada com as consequências
ambientais de suas ações, interessa tanto a profissionais de marketing quanto a
elaboradores de políticas.
Se eles puderem entender porque algumas pessoas se tornam
“verdes,” podem desenvolver melhores políticas ou criar produtos que envolvam
um número maior de pessoas.
Agora, cientistas deram o primeiro passo para entrar na mente dos
consumidores e identificar quais traços de personalidade estão associados a um
comportamento sustentável.
Um pesquisador, Rune Ellemose Gulev, da Universidade de Ciências
Aplicadas de Kiel, na Alemanha, descobriu que países nos quais a população se
preocupa com alta coesão social ou que têm tolerância e respeito também tem
melhor desempenho com relação a sustentabilidade social e ambiental. Pessoas
que dão valor à responsabilidade social entre líderes empresariais e as
sociedades em que elas confiam mais umas nas outras têm mais probabilidade de
serem mais focadas em sustentabilidade.
Por outro lado, alguns traços ligados à sustentabilidade são menos
óbvios. Hábitos e práticas sustentáveis, por exemplo, apareceram ligados a
países nos quais altos salários são importantes para as pessoas. E populações
consideradas “altruístas” ou focadas na igualdade não têm a mesma probabilidade
de praticar comportamentos sustentáveis.
Segundo Gulev, os resultados mostram que o comportamento
sustentável pode ser previsto e facilitado pela compreensão das atitudes das
pessoas e como elas se relacionam a suas decisões na vida real.
“Observados de maneira holística, os
resultados fornecem uma indicação clara de que algumas atitudes e valores na
sociedade facilitam o comportamento sustentável e que estas atitudes e valores
podem ser incentivados para criar práticas comportamentais mais amplas, ” disse
Golev ao Yahoo.”"Espera-se
que os resultados ensejem um debate e mais motivação para pesquisas como esta.”
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