segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Grandes geradores de resíduos irão precisar contratar empresas especializadas na coleta

A contratação de uma empresa de coleta é especializada é uma das preocupações dos grandes geradores, ainda mais que o governo parece direcionar medidas obrigatórias nesse sentido.



No momento de tomar uma decisão, é importante que os gestores entendam que, mais do que uma prestadora de serviços, a empresa de coleta deve ser uma parceira do grande gerador e pode auxiliar em diversas etapas.
Uma busca deverá ser feita para verificar qual o parceiro vai se adequar melhor a sua situação.

Essa questão pode até gerar lucros para empresa geradora de resíduos, contratando uma Consultoria Ambiental que possa  auxiliar na comercialização dos resíduos com valor comercial, esse é um mercado que cresce cada vez mais no Brasil.

Assim como os resíduos gerados por uma empresa não são todos iguais, o serviço de transporte e coleta também tem suas especificidades. Uma delas é o tipo de veículo que deve ser utilizado em cada caso, a empresa terá que disponibilizar os veículos adequados para o transporte, que depende da atividade do gerador.

No processo de gestão de resíduos, alguns equipamentos podem facilitar muito a organização e o manuseio do lixo e dos descartáveis. Caçambas, contêineres e prensa para recicláveis são exemplos de equipamentos que permitem a organização e a redução do volume de resíduo gerado.

Um dos custos que mais encarecem o serviço de coleta é o transporte do resíduo até a área de destinação final, Área de Transbordo e Triagem (ATT), após um processo de triagem, resíduos similares oriundos de diferentes geradores são transferidos para caminhões maiores, onde seguem viagem para sua destinação final. 

Além de pensar em estratégias de gestão de resíduos, os grandes geradores devem ficar atentos à burocracia que envolve o transporte e a destinação final de lixo e recicláveis. Pensar na papelada que envolve a autorização de transporte de resíduos não é tarefa fácil e requer mão de obra especializada.

A correta destinação final de resíduos deve ser uma das preocupações dos grandes geradores, afinal a destinação ilegal de resíduos se caracteriza como crime ambiental. Para evitar esse tipo de problema, é preciso escolher locais de destinação final licenciados e regularizados.

Uma gestão séria de resíduos começa com o processo de identificação do material a ser descartado. Isso envolve, inclusive, o treinamento das equipes internas dos grandes geradores.

Dependendo do tipo de atividade desenvolvida pela empresa e o tipo de resíduo gerado, uma série de licenças e autorizações são necessárias para que os grandes geradores atuem de forma legal.

A contratação de uma Consulturia Ambiental se faz necessária, ajudando-os a buscar as autorizações e licenças necessárias junto aos órgãos competentes, como CETESB, IBAMA e AMLURB.


Um comentário:

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2,000,000.00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir