sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Os 17 ODS – Sustentabilidade

Conheça a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Na teoria é muito bonito, mas na prática muita coisa precisa ser feita, não só politicamente, mas a humanidade mudar a sua forma egoísta de pensar completamente, quebrando barreiras econômicas e paradigmas mentais.


"Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima."



Os 17 ODS que foram estabelecidos são:

 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e                     promover a agricultura sustentável.

 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades        de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para       a todos.

 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego               pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e                      sustentável e fomentar a inovação.

10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e                sustentáveis.

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o        desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir          de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a                degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável,                proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes,                        responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o                      desenvolvimento sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário