sábado, 14 de maio de 2011

SP terá faixa de pedestres iluminada com energia solar

Será que estão vendo o quanto é mais prático e sustentável a iluminação solar ???


Poste com energia solar irá iluminar faixa de pedestres

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) abriu licitação para contratar um sistema de iluminação de faixa de travessia de pedestres com luminárias de LED e alimentadas por energia solar.

Serão 250 conjuntos, segundo especificações do pregão (modalidade de licitação) disponível no site da CET. A licitação ainda não tem data exata para ser concluída.

As luminárias a serem fornecidas durante um ano para a prefeitura deverão ter sensor de luminosidade. Com isso, será possível alternar a forma de alimentação do poste. A preferência será por energia solar armazenada na bateria do dispositivo, para quando houver condições de tempo ruins - nuvens ou escuridão, não sendo possível o fornecimento de energia solar para a iluminação.

Em 2010 foram instalados 20 dispositivos como esse, segundo balanço da Secretaria Municipal de Transportes.
















segurança 

Pesquisas recentes apontam que iluminar calçadas reduz atropelamentos noturnos.

Uma nota técnica da CET mostrou que maior concentração de luz na calçada, no local onde os pedestres aguardam para atravessar, evidencia ainda mais a sua presença aos motoristas.

Com isso, há mais condições de o condutor não "queimar" a faixa. Por último, se estiver iluminada, a faixa de pedestres irá evitar que transeuntes atravessem fora dela.



Jornal Destak 12/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário