domingo, 29 de maio de 2011

Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar

Grande iniciativa da WWF, quem já pegou a rodovia dos Tamoios ou a Rio Santos sabe da beleza desse lugar. Temos que preservar.




A publicação "Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar" é um profundo estudo técnico sobre a Mata Atlântica, disponibilizado pelo WWF-Brasil. Esta é uma ferramenta que visa orientar as ações de conservação, com o objetivo de identificar áreas prioritárias para se manter uma amostra representativa da biodiversidade em toda uma ecorregião. 


A publicação foi desenvolvida no âmbito do Programa para a Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial do Brasil e contou com o envolvimento de diversos especialistas e instituições. A construção da visão foi um processo participativo com seminários, reuniões técnicas, audiências públicas, e inúmeras consultas a especialistas.

A ecorregião Serra do Mar está inserida na região mais habitada e com os maiores índices de desenvolvimento do país. Isso faz com que ela receba uma forte pressão, agravada por seus limites abrangerem a região litorânea, densamente povoada. O resultado disso é o alto grau de degradação da Mata Atlântica, estando os seus remanescentes inseridos apenas em áreas protegidas ou em pequenos fragmentos isolados.

O objetivo da construção de uma visão de biodiversidade para a ecorregião foi o de produzir um documento com recomendações de como alterar a situação atual, utilizando ferramentas mais eficientes de planejamento, no caso o planejamento sistemático da conservação.

O método adotado identifica e seleciona um conjunto de áreas prioritárias com potencial para a proteção de múltiplos aspectos da biodiversidade - espécies, ecossistemas, paisagens e processos ecológicos, considerando os custos e oportunidades de implantação frente às demais alternativas de uso da terra. 


Download 
http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/visao_conservacao_serra_do_mar.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário