domingo, 23 de agosto de 2009

Aquecimento global - Conscientização urgente !!

Até há pouco tempo atrás as expressões aquecimento global e mudanças climáticas eram usadas apenas no âmbito científico, inicialmente restrito às pessoas que se dedicavam a estudar o clima da Terra. Em 1992 o assunto foi tratado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, conhecida como ECO 92. Em 1997 foi adotado o Protocolo de Kyoto, explicado mais adiante nesta cartilha.

Apesar do assunto já ser tratado desde estes tempos, nos últimos anos tem ocorrido uma grande onda de conscientização impulsionada pelo lançamento do filme “Uma Verdade Inconveniente” em 2006, documentário do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e pela divulgação dos últimos relatórios do IPCC1 em 2007.
O inverno apresenta temperaturas de 30ºC? É o aquecimento global. Está sentindo calor como nunca antes? Aquecimento global. Os ventos e chuvas estão mais fortes? Também culpa do aquecimento global.
Mas afinal, o que é o aquecimento global?
O aquecimento global é o aumento da temperatura média da superfície da Terra, verificado em um período relativamente curto.


Se a temperatura do planeta se elevar 1º Celsius ou mais num período de 100 ou 200 anos já caracteriza o aquecimento global. Os cientistas afirmam que durante o último século a temperatura da superfície do planeta subiu em torno de 0,8º Celsius, o que é muito preocupante.
Para o ser humano pode parecer uma “temperatura mais agradável”, mas na prática este pequeno aumento pode provocar sérias conseqüências à nossa sobrevivência.
Apesar de aumentos na temperatura terem ocorrido no passado devido às influências naturais, o termo aquecimento global é usado atualmente para se referir ao aquecimento causado pelo excesso de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera por atividades humanas.

Vamos conversar um pouco sobre este tema, não sendo nosso intuito abordar absolutamente todos os problemas relacionados à mudança do clima, mas proporcionar uma base mínima de conhecimento, despertando seu interesse para se aprofundar mais no assunto.
Assim, VOCÊ saberá o que está se passando com o nosso planeta e, JUNTOS, poderemos combater esse problema, que é hoje considerado o maior desafio da humanidade de todos os tempos!


1 IPCC – Sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Criado em 1988, trata-se de um órgão internacional vinculado à Organização Meteorológica Mundial (WMO) e ao Programa Ambiental das Nações Unidas, e tem por objetivo prover informações baseadas em estudos científicos sobre as mudanças climáticas.


A diferença entre tempo e clima

Antes de nos aventurarmos no assunto da mudança climática é importante entendermos que há uma significativa diferença entre os conceitos de TEMPO e CLIMA, conforme explicado abaixo:


TEMPO: Trata-se de um evento meteorológico pontual. Se nos perguntarmos: como está o tempo agora? Está Sol? Está chovendo? Qual a temperatura? Estamos perguntando a respeito do tempo. E é por isso que a resposta será: o tempo está chuvoso, ensolarado, quente, frio, etc. Observa-se, então, que tempo é local e de curto prazo. O tempo pode mudar drasticamente de uma hora para outra, em um dia ensolarado podemos ser pegos de surpresa por uma chuva, com a entrada de uma frente fria a temperatura baixa rapidamente. Essas mudanças rápidas não estão relacionadas diretamente à mudança do clima global.

CLIMA: Um conceito mais amplo, quando se trata de clima estamos falando em longo prazo, muitos anos. Pode-se dizer que o clima de uma área é a média das condições do tempo (atmosfera) ao longo de um grande período, considerando as variáveis de temperatura, pressão, vento, precipitação e umidade. Por exemplo, uma observação que tem sido comum são invernos mais quentes. Ou seja, inverno após inverno, as temperaturas estão aumentando em diversas partes do mundo. Desta forma, se detecta que o clima está mudando.

Quando é dito longo prazo para um estudo climático, cem anos é muito pouco. Alguns fenômenos naturais de resfriamento e aquecimento natural levam milhares de anos para acontecer. Também é importante saber que pequenas alterações no clima podem ter efeitos muito grandes, como por exemplo, na última era glacial, há 21.000 anos, o gelo ocupava aproximadamente 30% da superfície terrestre (hoje ocupa 7%), e a temperatura média da Terra era apenas 5ºC mais baixa do que as temperaturas atuais. Ou seja, um aumento de 1ºC na temperatura pode significar muita coisa para o clima do planeta.

Aquecimento global x mudanças climáticas

Na literatura referente ao tema do aquecimento global utiliza-se também a expressão “mudanças climáticas” ou “mudança climática” (no singular), como sendo sinônimos, já que o aumento da temperatura causa alterações no clima do planeta. Muitas vezes também são utilizados os termos “mudança climática global” ou “mudanças climáticas globais”, referindo-se ao sistema climático da Terra como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário