segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O que cada um de nós pode fazer?

Cientistas do mundo todo estão alertando para a seriedade do aquecimento global. Não é uma possibilidade: é real, é grave e ameaça nossas vidas e o futuro dos nossos filhos.

Entretanto, esses mesmos cientistas acreditam que ainda não é demasiado tarde para evitarmos as conseqüências mais severas que atingirão nosso planeta no decorrer deste século – desde que tomemos uma atitude já!

Não são somente os grupos, empresas e instituições os únicos responsáveis pelas melhorias. Cada um de nós pode promover ações individuais simples e que, no entanto, fazem toda a diferença.

Confira a seguir algumas dicas para você praticar, divulgar e, principalmente, convencer seus vizinhos, conhecidos e amigos para fazerem o mesmo:


1 Tem equipamentos no modo stand-by? Aquela luzinha do aparelho que fica ligada mesmo quando você desliga o aparelho. Desligue-os da tomada! A International Energy Agency17 estima que aparelhos em stand-by sejam responsáveis por 1% das emissões mundiais de gases de efeito estufa - quase o mesmo de toda a indústria de aviação! Além disso, são responsáveis por grande parte da sua conta de energia. Lâmpadas fluorescentes (também chamadas de lâmpadas frias) podem proporcionar uma redução de até 50% na sua conta de luz no final do mês!

2 Prefira eletrodomésticos que levem selos “sustentáveis”, como o Energy Star e o Procel. Em uma escala de consumo energético de A a G, prefira aqueles que estão entre A e C. Isso demonstra que aquele aparelho apresenta baixos índices de desperdício de energia.

3 Recorra a fontes renováveis de energia. Bastante difundida, mas ainda não muito acessível é a energia solar. Seu investimento não demora mais do que alguns anos para retornar. Outra alternativa largamente usada em países europeus é a energia eólica. Trata-se da geração de energia através de correntes de vento.

4 Prefira carros com motor menos potente e dê preferência aos modelos a álcool. Além de maior economia de combustível, são menos poluidores.

5 Rode sempre com os pneus calibrados. Um pneu com a pressão correta reduz sua emissão de carbono em 1kg a cada 100km rodados. Uma manutenção preventiva, como troca de óleo, filtros de ar e óleo e troca das velas são também boas atitudes.

6 Estabeleça políticas de rodízio e carona entre amigos e colegas de trabalho que residam perto de você e no seu condomínio. Com isso, o número de carros nas ruas é reduzido e a poluição é menor.

7Dê preferência ao transporte coletivo, como trens, metrô ou ônibus. Caso a distância não for grande, prefira o uso da bicicleta ou vá a pé.

8 Fique atento à procedência de frutas, verduras e legumes. A produção local de alimentos elimina grande parte das emissões geradas pela necessidade de embalagem, armazenagem e transporte. A agricultura tradicional em larga escala depende de equipamentos e tranportes que exigem alto consumo de combustível fóssil, como também de fertilizantes à base de nitrogênio. Um grande inimigo do clima é o óxido nitroso, encontrado em adubos e fertilizantes químicos. Estudos indicam que o solo cultivado organicamente aumenta os níveis de retenção de carbono, ao passo que métodos agrícolas tradicionais não fixam carbono no solo.

9 Dentre as embalagens, prefira as recicláveis. O processo de reciclagem gera uma economia em torno de 80% de energia em relação à produção inicial, além de exigir a metade do volume de água.

10 Faça captação de água da chuva e tenha uma caixa d’água só para esse fim. Ela pode ser usada para jardins e em vasos sanitários, tendo em vista que a água é um dos recursos naturais que tende a se tornar escasso com o agravamento do aquecimento global.

11 Adote a política R-R-R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Em termos domésticos, pode ser aplicado desde vidro de geléia até papeis de rascunho que podem ser melhor utilizados.

12 Aumente a vida útil do seu computador atualizando seus componentes. Para cada máquina nova produzida são utilizados cerca de 22kg de plástico e outros 24kg de substâncias tóxicas, como chumbo e bário.

13 Plante árvores, flores e plantas. Além de proporcionar uma bela decoração para o seu ambiente captam parte do gás carbônico retido na atmosfera.

14 Incentive a coleta seletiva de lixo. Separe metais, plásticos, vidros, madeira, papel e lixo orgânico, pois os aterros sanitários são reponsáveis por grandes liberações de metano.

15 A maior contribuição que você pode dar para combater a mudança climática é alterando seus hábitos de consumo com a prática do consumo sustentável, procurando consumir produtos de fornecedores que respeitam o meio ambiente, e particularmente aqueles produzidos através de processos industriais que procuram reduzir ou compensar os gases de efeitos estufa, exercendo sua cidadania de forma ativa, agindo, dessa forma, como um cidadão global. O consumismo (consumir mais do que necessitamos para a plena realização humana) é a base de toda a degradação socioambiental que estamos assistindo, por isto este ponto é considerado de suma importância no combate às mudanças climáticas.


16 – Seja solidário! Somente com a SOLIDARIEDADE poderemos vencer os desafios do aquecimento global, sendo que a principal idéia a ser disseminada é a de que nossas ações individuais somadas podem fazer uma grande diferença quando concentradas numa única direção.
Por mais que sua contribuição pareça ser muito pequena diante de todos esses desafios, faça a sua parte, pois somente através do nosso próprio exemplo poderemos motivar outras pessoas. Saiba que VOCÊ é a parte mais importante neste processo, e tenha consciência de que cada um de nós tem o poder de influenciar outras pessoas.
Você sabia que hoje em dia as pessoas carecem de bons propósitos e bons exemplos para seguirem? Muitos propósitos falsos e destrutivos são cuidadosamente implantados na mente das pessoas para atender o interesse de grupos que querem manter seu status de poder a qualquer preço, mesmo que isto implique em mais degradação social e ambiental!


Vamos exercer uma posição de liderança numa sociedade que está à apenas um fio de cabelo da destruição, portanto, sejamos os disseminadores de propósitos positivos na sociedade!


Compartilhe conosco a meta inicial de engajar 1 MILHÃO de pessoas nesta causa, assim poderemos conseguir grandes resultados através da solidariedade, pois, JUNTOS, CADA UM DE NÓS VALE MAIS!


Se 1 milhão de pessoas disser: “Eu posso ajudar a combater o aquecimento global”, estaremos dando o primeiro passo, portanto assuma este compromisso conosco e faça parte desta causa!


Se 1 milhão de pessoas reduzissem suas emissões em 10%, trocassem suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, deixassem o carro em casa pelo menos um dia da semana, desligassem seus aparelhos em stand by, trocassem seu refrigerador por um modelo mais eficiente, reciclassem seu lixo, utilizassem energia solar, plantassem uma árvore, passassem a usar biocombustível....., estaremos liderando pelo nosso exemplo, nos tornando um modelo a ser seguido pelos outros!


Agora, se 1 milhão de pessoas convencerem seus amigos, que convencerem mais 1 milhão de amigos, que convencerem mais 1 milhão de amigos para fazerem parte dessa causa....

.....PODEMOS MUDAR A HISTÓRIA DA TERRA!!


Resumo e conclusões



Os textos a seguir foram extraídos das Conclusões Gerais e das Recomendações do “Sumário Técnico” dos “Relatórios de Clima” do INPE. Preferimos usar os textos na forma original por se tratar de informações oficiais e confiáveis.

“O efeito estufa é um fenômeno natural: parte do calor da energia solar que atinge o planeta é aqui retida por gases que se acumulam na atmosfera, e parte desse calor é liberado para o espaço. Mas a concentração na atmosfera de alguns desses gases, especialmente o gás carbônico, aumentou muito no século 20, em virtude do intenso e crescente uso de combustíveis derivados do petróleo, gás e carvão; do desmatamento; do aumento de resíduos orgânicos nas cidades ou nas atividades agropecuárias; no uso de substâncias e gases em processos industriais e equipamentos.

Tudo isto conduz a uma intensificação do efeito estufa, sendo isto a causa principal do aquecimento global, observados durante os últimos 100 anos. Esses gases (gás carbônico, metano, dióxido de enxofre, etc.) permanecem na atmosfera por várias décadas, o que significa que se as emissões fossem zeradas, o planeta continuaria se aquecendo e o clima continuaria tendo transformações por muito tempo ainda que numa taxa menor. Para enfrentar o problema de aquecimento global e lidar com esses problemas, mais de 150 países assinaram a Convenção das Nações sobre Mudanças Climáticas em 1992, e o protocolo de Quioto em dezembro de 1997. O Protocolo de Quioto só entrou em vigor em fevereiro de 2005, ainda que não tenha sido ratificado pelos Estados Unidos da América.

No Brasil, dois grandes fatores contribuem com as causas: o desmatamento da Amazônia e Mata Atlântica e o aumento das queimadas como conseqüência, e o aumento no uso de combustíveis, especialmente derivados do petróleo ou carvão mineral. Os acordos internacionais deixam claros que os países devem assumir alguns compromissos, que tentam promover o desenvolvimento sustentável, reduzindo e evitando o desmatamento; recuperando áreas degradadas; o uso de forma mais eficiente da energia disponível e ampliando o uso de energia renovável, como solar e eólica. Assim, é preciso que governos federais e locais, as empresas, sociedades, profissionais e os institutos de pesquisa estejam mais bem informados sobre o problema e especialmente sobre as soluções.”

“As alterações climáticas afetarão os elementos básicos da vida das pessoas globalmente – acesso à água, produção de alimentos, saúde e ambiente. Centenas de milhões de pessoas poderão sofrer de fome, de falta de água e de inundações costeiras à medida que o planeta torna-se mais quente. Mesmo para um aquecimento mais moderado, todas as provas - desde os estudos detalhados dos modelos globais e regionais - demonstram que as alterações climáticas terão um impacto grave sobre a produção mundial de alimentos, a vida humana e o ambiente. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações climáticas são uma grave ameaça global, que exige respostas regionais, nacionais e globais urgentes.

Já não é mais possível impedir as alterações climáticas que terão lugar nas próximas duas a três décadas, mas é possível proteger de certo modo nossas sociedade e economia dos seus impactos – por exemplo, prestando melhor informação, um planejamento aperfeiçoado de culturas agrícolas e infra-estruturas resistentes ao clima.”

Para a nossa geração fica claro que temos que escolher entre dois caminhos: continuar com os erros do passado e sermos lembrados como aqueles que tiveram conhecimento e foram alertados sobre o assunto, porém continuaram adormecidos e nada fizeram; ou a geração que acordou, tomou a responsabilidade para si e fez algo a respeito, pois, sobre qualquer assunto ou área da vida, a coisa mais errada a se fazer É
NÃO FAZER NADA!

A nossa conclusão final é que, dada a urgência deste assunto, não devemos esperar nem contar com soluções de governos, empresas ou outras entidades, e colocarmos em prática nosso lema de que
ALGO SEMPRE PODE SER FEITO A RESPEITO!

O YouSol acredita que cada
UM de nós tem o poder de exercer influência na sua área e, unidos pelaSOLIDARIDADE, podemos nos transformar em grandes agentes de mudança na sociedade, AJUDANDO A ESTABILIZAR O CLIMA DA TERRA, motivados pelo espírito da
SOBREVIVÊNCIA !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário