domingo, 30 de agosto de 2009

Qual a contribuição do Brasil?

No gráfico a seguir você pode observar os maiores emissores de gases de efeito estufa, considerando o total de emissão de gases por região/país. Segundo levantamentos mais atuais, o Brasil já ocupa a 4a posição entre os maiores emissores de gases de efeito estufa, incluindo atividades de mudança no uso do solo e agropecuária, conforme mostrado na tabela abaixo, contribuindo com cerca de 5% das emissões globais.s, incluindo mudança de uso do solo e desmatamento.

Contribuição de cada país:



De acordo com dados mais recentes, não fosse o desmatamento, o país ocuparia o 18° lugar no ranking de maiores emissores. A maior parte das emissões (75%) de CO2 do Brasil é devida ao desmatamento, principalmente da região amazônica. Ainda falando das emissões de CO2, em segundo lugar está a queima de combustíveis fósseis, cujas emissões são relativamente baixas quando comparada com outros países, pelo fato da matriz energética brasileira ser considerada relativamente limpa, uma vez que se baseia em hidrelétricas (renovável).
O gráfico a seguir mostra a contribuição do desmatamento no total de emissão de dióxido de carbono (CO2) no Brasil:


Contribuição brasileira para mudança climática (fontes de CO2)






Fonte: Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Ministério da Ciência e Tecnologia, 2004 (emissões de 1994).
Sem contar o desmatamento, as principais fontes de emissões brasileiras de CO2 são:



Além do CO2, o Brasil ainda contribui com a emissão de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), principalmente devido à criação de gado। Com 190 milhões de cabeças, o Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo.

A importância das florestas e do Reflorestamento

A conservação de florestas e recuperação de áreas desmatadas é de suma importância para a mitigação da mudança climática, pois através de atividades de plantio de árvores e reflorestamento podemos diminuir a concentração do CO2 da atmosfera, uma vez que as árvores promovem o “seqüestro” desse gás através do processo da fotossíntese - processo pelo qual a árvore produz o seu próprio alimento.
Na fotossíntese, as plantas absorvem o CO2 da atmosfera e conforme crescem armazenam o carbono em suas folhas, troncos, galhos e raízes। Um metro cúbico de madeira armazena quase uma tonelada de CO2, sendo cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono.

Estima-se que nas florestas do mundo todo estão estocadas mais de 600 bilhões de toneladas de carbono, sendo que somente a floresta amazônica armazena algo entre 50 e 80 bilhões de toneladas, armazenando cerca de 120 toneladas de carbono por hectare।
Com as queimadas, o CO2 que estava armazenado nas florestas é liberado novamente para a atmosfera, contribuindo para aumentar o efeito estufa. Por isso, uma das prioridades do Brasil para combater o aquecimento global é conter o desmatamento através da fiscalização e do desenvolvimento de instrumentos econômicos que dêem mais valor a floresta em pé do que derrubada para produção de madeira, gado ou soja, tendo em vista que 75% das nossas emissões de CO2 vêm do desmatamento.Segundo dados recentes, o desmatamento já chega a quase 20% da região Amazônica, incluindo os estados do Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Tocantins e uma parte do Amazonas. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em agosto de 2008 o desmatamento chegou a 756 km2, com aumento de 228% em relação ao mês de agosto de 2007. Em abril de 2008 a destruição atingiu 1.124 km2, acumulando 5.681 km2 de janeiro a agosto de 2008, ou quase quatro vezes a área da capital paulista.Agora você já sabe por que tanta gente se preocupa com o futuro da Amazônia, sendo citada tanto como “problema” e “solução”. Conter o desmatamento significa mudança no nosso modelo de desenvolvimento econômico e de uso do solo da região, considerado um dos grandes desafios do Brasil para ajudar no combate ao aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário