sábado, 5 de setembro de 2009

Curiosidades

- As atividades industriais não são o único vilão nessa história. Emissões de dióxido de carbono (CO2) devidas às mudanças no uso da terra vêm da atividade agropecuária e principalmente da derrubada de florestas, pois quando grandes áreas de floresta são derrubadas a terra torna-se consideravelmente menos produtiva e com menor capacidade para armazenar CO2. Em termos globais a América Latina é a área com a maior concentração de derrubadas de florestas.
Mundialmente, o Brasil ocupa a segunda posição, atrás apenas da Indonésia.













- No que diz respeito às emissões industriais, o panorama é totalmente diferente, conforme mostra o gráfico abaixo:

Emissão de CO2 de processos industriais:


O ranking geral dos 10 maiores poluidores da America Latina se coloca da seguinte forma:










O uso de álcool combustível contribui sim para o meio ambiente, conforme mostra o gráfico a seguir, destacando as emissões de CO2 que foram EVITADAS com o uso desse combustível renovável. No entanto, deve-se proceder o correto planejamento desta atividade para que o crescimento das áreas produtivas não exerça pressão sobre o produção e o preço dos alimentos, não cause impactos significativos no manejo da água, nos ecossistemas e na qualidade do ar. Deve oferecer condições adequadas para os trabalhadores deste setor e priorizar a agricultura familiar.










- Os anfíbios são os animais com maior chance de extinção para este século. A dependência que estes animais tem da água para reprodução e sobrevivência torna-os altamente susceptíveis às secas. Nove espécies de anfíbios foram extintas após 1980, e outras 113 espécies estão na lista de “possivelmente extintas”, pois não foram observadas desde 1980.






- O IPCC é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Em 1988, foi criado pela Organização Mundial de Meteorologia para analisar a mudança do clima. Desde então, já publicou 4 relatórios que foram aprofundando o assunto da mudança do clima. Até hoje, tamanho esforço conjunto para elaboração dos relatórios do IPCC sobre o clima não havia ocorrido na história da ciência. Somente o relatório Mudança do clima 2007 – As Bases Científicas contou com a participação de 152 coordenadores de mais de 30 países e revisado por 600 especialistas. O resumo para tomadores de decisão deste relatório foi aprovado por 113 países.




- No verão da cidade de Chicago nos Estados Unidos a temperatura ultrapassa facilmente 33ºC, sendo que a temperatura é maior ainda no telhado dos prédios devido à ilha de calor da cidade. Telhados verdes (com vegetação) podem diminuir muito a temperatura interna do edifício comparado com telhados sem vegetação, o que diminui a necessidade de ar-condicionado e energia.




- A União Européia estima que uma redução de 20% no consumo de energia pode criar mais de 1 milhão de empregos em tecnologia, manutenção, certificações e selos.

- O MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), que evoluiu a partir de uma proposta apresentada pelos negociadores brasileiros em Quioto, destina-se a auxiliar os países em desenvolvimento a atingir o desenvolvimento sustentável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 2007 o valor do mercado global de carbono cresceu 80%, alcançando 59 bilhões de dólares. No ano de 2008 o mercado global de carbono ultrapassou a cifra de U$100 bilhões. Em 30 de setembro de 2008, no mundo todo, um total de 3981 projetos encontrava-se em alguma fase do ciclo de projetos do MDL. Em termos de reduções de emissões previstas, o Brasil ocupa a terceira posição, com 318 projetos, sendo responsável pela redução de 322.005.702 de toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde a 6% do total mundial. A China ocupa o primeiro lugar com 46%, seguida pela Índia com 24%. O maior número de projetos brasileiros (78%) é desenvolvido na área de geração de eletricidade por fontes renováveis, criação de suínos e troca de combustíveis fósseis. Os setores que mais reduzirão toneladas de CO2 são os de aterro sanitário, geração elétrica e os de redução de N2O.

- Em Bogotá, 70% das viagens de carro percorriam menos de 3km. Em 1998, as bicicletas eram apenas 1% das viagens. As ruas eram inapropriadas para os ciclistas. Depois de 250 quilômetros de ciclovias construídas em 2001, as bicicletas já são 4% das viagens. Na Holanda, 40% das pessoas que se locomovem para acessar as estações de trem e metrô vão de bicicleta.

- O monte Kilimanjaro, localizado na Tanzânia – porção centro-leste da África – é o ponto mais alto do continente, com seus 5.895 metros. Trata-se de um antigo vulcão que ficou conhecido por sua cobertura de neve que permaneceu no cume por 11.000 anos. Ficou ainda mais conhecido depois que o escritor Ernest Hemingway lançou seu romance autobiográfico, intitulado de As Neves do Kilimanjaro, que então virou filme. Kilimanjaro – cujo nome em swahili significa ‘a montanha que brilha’ – vem perdendo seu brilho e nos últimos vinte anos vem sendo observado como a camada de neve definhou ao longo desse tempo.
- 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3ºC.
- 2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia, perdeu em 150 anos. E o ritmo está acelerando.
- 2050. Cientistas calculam que, quando chegarmos a esse ano, milhões de pessoas que vivem em deltas de rios serão removidas, caso seja mantido o ritmo atual de aquecimento.
- A calota polar irá desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de Nova Iorque, em julho de 2005. Isso irá provocar o fim das correntes marítimas no oceano atlântico, o que fará com que o clima fique mais frio. É a grande contradição do aquecimento global.
- O aquecimento da terra e também outros danos ao ambiente está fazendo com que a taxa de extinção das espécies ocorra num ritmo 50 vezes mais rápido do que o registrado há 100 anos.
- De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário