domingo, 13 de setembro de 2009

Desenvolvimento sustentável

Existem várias maneiras de definir sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. De modos diferentes, todos os conceitos trazem, implicitamente, a necessidade de fazer com que a noção de desenvolvimento esteja vinculada a uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sadia.



A abordagem dos "3 Ps" - people (pessoas), planet (planeta) e profit (lucro) - é bastante utilizada; sugere que para o desenvolvimento sustentável precisamos reconhecer a interdependência desses três pilares, buscando simultaneamente o equilíbrio e resultados positivos nessas três dimensões.


Todas as abordagens são unânimes em reconhecer que a noção de desenvolvimento precisa ser repensada para satisfazer as necessidades humanas sem provocar a destruição do meio; reconhecem ainda a imperiosa necessidade de planejar o futuro a partir da noção de inclusão social e preservação das preciosas fontes de recursos naturais para garantir a sobrevivência da espécie humana.


Conheça algumas definições:


Relatório Burtland:


"O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades"


Esta definição de desenvolvimento é fortemente vinculada ao bem-estar das pessoas e à preservação de oportunidades das gerações futuras. Em outras palavras, o desenvolvimento deve garantir que a presente geração tenha o que é necessário e preserve os recursos para as próximas. Propõe o equilíbrio entre o que fazemos hoje e o que será possível fazer amanhã, procurando conciliar os resultados de curto prazo com as possibilidades de longo prazo. Inclui o futuro na avaliação do desenvolvimento.


O relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente de 1987, intitulado "Nosso Futuro Comum", tornou-se conhecido pelo nome de sua dirigente, na época primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland.


Naquele momento, as questões ambientais começavam a tomar espaço na agenda dos organismos internacionais; o vínculo entre o desenvolvimento e o meio ambiente está retratado nas propostas que apresentou: proteger o acesso à água, preservar a biodiversidade, diminuir o consumo de energia e promover tecnologias limpas, entre outras.


Hoje em dia, esta é uma das definições mais utilizadas para definir desenvolvimento sustentável; porém, o conceito dá espaço para discussões a respeito do significado de "necessidade": o termo não tem, ainda hoje, um parâmetro largamente aceito.


John Elkigton, Triple Bottom Line:


"Sustentabilidade é o principio que assegura que as nossas ações de hoje não limitarão a gama de opções econômicas, sociais e ambientais disponíveis para as futuras gerações".


A sociedade depende da economia e a economia depende do ecossistema global. A pauta da sustentabilidade é harmonizar os três pilares - ambiental, social e econômico. Recusar o desafio imposto pelos três pilares é correr o risco de extinção.


Gilbert Glasser:


International Geosphere Biosphere Program (IGBP) & UNESCO.


"Desenvolvimento sustentável é um alvo móvel. Ele representa um esforço contínuo para equilibrar os três pilares do bem estar social, da prosperidade econômica e da proteção do meio ambiente em beneficio da presente e das futuras gerações".


A partir dessa definição, é possível entender que o desenvolvimento sustentável é um processo contínuo no qual nenhum dos aspectos da vida em sociedade podem ser privilegiados ou preteridos. Informa, assim, uma necessidade permanente de ação e reflexão, iniciativa e monitoramento dos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Podemos entender que tanto os indivíduos como as organizações, as sociedades e os governos devem estar engajados nesta tarefa.


Ecoliteracy:


"A comunidade humana sustentável deve ser projetada de maneira a garantir que suas tecnologias e instituições sociais compartilhem, apoiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de oferecer suporte à vida".


Tudo isso é sustentabilidade:


• "3 Ps": people (pessoas), planet (planeta), profit (lucro);


• cuidar;


• responsabilidade;


• conscientização;


• gerações futuras;


• qualidade de vida;


• desenvolvimento considerando o longo prazo;


• internalizar as externalidades;


• operar sempre (perenidade);


• sobrevivência;


• apoiar as necessidades de todos;


• cidadania;

Nenhum comentário:

Postar um comentário